SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NO BRASIL E NA ITÁLIA: A CRIANÇA EM CONTEXTOS INTERCULTURAIS MARCADOS HISTORICAMENTE PELO RACISMOINDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ALUNO COM SÍNDROME DE ASPERGER: UM ESTUDO DE CASO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos  y  DELCORSO, Isabella. A EDUCAÇÃO NA INTERNACIONAL COMUNISTA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.51, e15894.  Epub 29-Ene-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n51.15894.

Esse manuscrito tem como proposta analisar as perspectivas educacionais que se processaram e se desenvolveram no seio da Terceira Internacional, também conhecida como A Internacional Comunista (IC). A metodologia de pesquisa sustenta-se em fontes bibliográficas, na descrição crítica de sua trajetória histórica e na ênfase que essa organização da classe trabalhadora deu ao estabelecimento da pedagogia socialista e na sua disseminação como parte dos seus propósitos de intervenção política de alcance mundial. A sua principal finalidade é reconhecer a importância da IC para o movimento internacional dos trabalhadores, recuperar sucintamente alguns aspectos de sua história e procurar localizar os autores, as preocupações teóricas e os desafios que se colocaram para aqueles que atuaram em suas fileiras e tinham como prioridade a intervenção no campo educacional, como foi o caso destacado de Nadezhda Krupskaya. As gravuras e fotografias utilizadas ao longo do artigo têm caráter ilustrativo, são de domínio público e constituem o acervo dos autores.

Palabras clave : História da Educação; Internacional Comunista; Pedagogia Socialista..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )