SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue51A EDUCAÇÃO NA INTERNACIONAL COMUNISTA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

SILVA, Sarah Carolina Furucho  and  RANGNI, Rosemeire de Araújo. INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ALUNO COM SÍNDROME DE ASPERGER: UM ESTUDO DE CASO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.51, e8334.  Epub Jan 29, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n51.8334.

Pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação são público-alvo da Educação Especial, respaldadas pela legislação brasileira. Essas pessoas necessitam de atendimento complementar e suplementar para desenvolverem suas potencialidades, inclusive as que possuem dupla excepcionalidade, ou seja, altas habilidades/superdotação, associada a outra especificidade. O objetivo geral da pesquisa foi o de verificar indicadores de Altas Habilidades/Superdotação em um aluno diagnosticado com Síndrome de Asperger; como objetivo específico, verificou se a professora de Arte do aluno, seu responsável (pai) e o próprio aluno reconheciam seus potenciais artísticos. A pesquisa caracterizouse como Estudo de Caso, utilizando-se de três instrumentos para identificação de tais indicadores. As respostas obtidas com a aplicação dos instrumentos aos três participantes foram convergentes na indicação de altas habilidades/superdotação.

Keywords : Educação Especial; Altas Habilidades/Superdotação; Síndrome de Asperger; Dupla Excepcionalidade; Identificação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )