SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue51QUALITY AND DISTANCE EDUCATION: FROM THE THEORETICAL FRAMEWORK TO ITS PROPOSITIONTHE TEACHING PORTFOLIO. INSTRUMENT FOR TEACHING QUALITY ASSESSMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

FAVERO, Altair Alberto; CONSALTER, Evandro  and  TONIETO, Carina. A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO E A SUA RELAÇÃO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA: DILEMAS ENTRE A QUALIDADE E AQUANTIDADE. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.51, e14508.  Epub Jan 29, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n51.14508.

O presente texto é fruto de uma pesquisa de cunho qualitativo e desenvolvese a partir da triangulação de fontes bibliográficas e documentais. O método analítico é utilizado para estabelecer o olhar crítico e reflexivo sobre os dados apurados. O objetivo é responder ao seguinte questionamento: Como a avaliação da pós-graduação é influenciada e impactada por processos e indicadores externos à universidade? O texto está estruturado em três seções. Na primeira, discutimos como o produtivismo acadêmico tem impactado a gestão e a organização interna dos programas de pós-graduação. Na segunda seção, procuramos identificar como essa lógica produtivista tem fomentado o mercado das chamadas “revistas predatórias”, que se aproveitam dessa necessidade de publicação dos pesquisadores para lucrar e estabelecer um “mercado de publicações”. Por fim, discutimos a necessidade de um equilíbrio entre qualidade e quantidade com a finalidade de pensar e reforçar a relevância social da pesquisa e a consolidação de políticas de avaliação da pós-graduação que possam garantir essa equidade necessária ao pleno exercício dos pesquisadores. Concluímos que avaliar é um passo importante para o aprimoramento da pós-graduação, no entanto, submetida aos ditames do gerencialismo, produtividade e performatividade produz efeitos nefastos à pesquisa, aos professores/ pesquisadores e aos processos formativos.

Keywords : Avaliação; Pós-graduação; Qualidade; Produtividade..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )