SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51QUALIDADE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DO REFERENCIAL TEÓRICO À SUA PROPOSIÇÃOLA CARPETA DOCENTE. INSTRUMENTO PARA LA EVALUACIÓN DE LA CALIDAD DOCENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

FAVERO, Altair Alberto; CONSALTER, Evandro  y  TONIETO, Carina. A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO E A SUA RELAÇÃO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA: DILEMAS ENTRE A QUALIDADE E AQUANTIDADE. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.51, e14508.  Epub 29-Ene-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n51.14508.

O presente texto é fruto de uma pesquisa de cunho qualitativo e desenvolvese a partir da triangulação de fontes bibliográficas e documentais. O método analítico é utilizado para estabelecer o olhar crítico e reflexivo sobre os dados apurados. O objetivo é responder ao seguinte questionamento: Como a avaliação da pós-graduação é influenciada e impactada por processos e indicadores externos à universidade? O texto está estruturado em três seções. Na primeira, discutimos como o produtivismo acadêmico tem impactado a gestão e a organização interna dos programas de pós-graduação. Na segunda seção, procuramos identificar como essa lógica produtivista tem fomentado o mercado das chamadas “revistas predatórias”, que se aproveitam dessa necessidade de publicação dos pesquisadores para lucrar e estabelecer um “mercado de publicações”. Por fim, discutimos a necessidade de um equilíbrio entre qualidade e quantidade com a finalidade de pensar e reforçar a relevância social da pesquisa e a consolidação de políticas de avaliação da pós-graduação que possam garantir essa equidade necessária ao pleno exercício dos pesquisadores. Concluímos que avaliar é um passo importante para o aprimoramento da pós-graduação, no entanto, submetida aos ditames do gerencialismo, produtividade e performatividade produz efeitos nefastos à pesquisa, aos professores/ pesquisadores e aos processos formativos.

Palabras clave : Avaliação; Pós-graduação; Qualidade; Produtividade..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )