SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue51THE EVALUATION OF POSTGRADUATE AND ITS RELATIONSHIP WITH CIENTIFIC PRODUCTION: DILEMS BETWEEN QUALITY AND QUANTITYEVALUATION, REGULATION AND QUALITY IN HIGHER EDUCATION: THE CHALLENGES OF ACADEMIC MANAGEMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

GALAN-MANAS, Anabel. O PORTFÓLIO DOCENTE. INSTRUMENTO PARA A AVALUAÇÃO DA QUALIDADE DOCENTE. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.51, e16258.  Epub Jan 29, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n51.16258.

O objetivo deste artigo é apresentar o portfólio docente como instrumento de avaliação do desempenho do professorado universitário. Em primeiro lugar, são indicadas as principais características do portfólio e, posteriormente, é proposta uma estrutura e são descritos os elementos que podem ser incluídos em cada uma das secções. Entre as principais conclusões principais, destaca-se que se trata de um documento que requer um processo de elaboração longo e complexo e que ainda está sendo subutilizado nos processos de contratação e credenciamento. No entanto, ele serve para refletir sobre a qualidade e sobre o próprio desempenho do ensino, incentiva a concepção de um plano de melhora e permite ao professorado a autoregulamento, pois é um documento dinâmico, que deve ser revisto periodicamente, e promove a incorporação gradual de melhorias. Em suma, é um instrumento integrador que compila uma diversidade de artefato didático de diferentes agentes que deveria ser mais valorizado pelas instituições.

Keywords : Dossiê; de ensino; Avaliação do ensino; Avaliação do desempenho docente; Portfólio docente; Qualidade do ensino..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )