SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51LA CARPETA DOCENTE. INSTRUMENTO PARA LA EVALUACIÓN DE LA CALIDAD DOCENTEINTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA PÓS-GRADUAÇÃO: RISCOS E PERSPECTIVAS NO BRASIL E NO REINO UNIDO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

HAAS, Celia Maria  y  APARICIO, Ana Silvia Moço. AVALIAÇÃO, REGULAÇÃO E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: OS DESAFIOS DA GESTÃO ACADÊMICA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.51, e15825.  Epub 29-Ene-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n51.15825.

Este texto aborda possíveis implicações, na gestão acadêmica de doze universidades da Grande São Paulo/SP - de um total de dezoito -, dos resultados produzidos pelo Sinaes, em seus processos de avaliação da educação superior, e decorre da pesquisa intitulada “A avaliação da educação superior no Brasil: sistema adotado pelo governo federal e uso dos seus resultados na gestão institucional”. A pesquisa buscou conhecer os efeitos e iniciativas que o Sinaes vem induzindo na gestão acadêmica das instituições de educação superior na ótica dos dirigentes universitários, com o objetivo de analisar as implicações da consolidação do sistema de avaliação da educação superior no Brasil, visando explicitar o uso dos resultados das avaliações institucionais - interna e externa - identificando iniciativas de gestão praticadas nas universidades públicas e privadas. Os procedimentos metodológicos podem ser inscritos na avaliação de política com foco na análise da utilização de seus resultados. Participaram da pesquisa 12 Universidades, destas, cinco privadas, 4 públicas e 3 confessionais. Os gestores reconhecem que o Sinaes impacta na gestão acadêmica, sendo que, nas instituições privadas, busca-se o atendimento às exigências legais, nas públicas, há um esforço para incorporar os processos de avaliação na dinâmica institucional e as confessionais pontuam a falta de consideração pelos projetos pedagógicos específicos que desenvolvem.

Palabras clave : Educação Superior; Gestão acadêmica; Qualidade; Sinaes; Universidades..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )