SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue51EVALUATION, REGULATION AND QUALITY IN HIGHER EDUCATION: THE CHALLENGES OF ACADEMIC MANAGEMENTCONTINUING TEACHER TRAINING AND RAISING THE QUALITY OF BASIC EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

AZEVEDO, Mário Luiz Neves de  and  OLIVEIRA, João Ferreira de. INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA PÓS-GRADUAÇÃO: RISCOS E PERSPECTIVAS NO BRASIL E NO REINO UNIDO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.51, e15166.  Epub Jan 29, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n51.15166.

Neste texto, analisamos o papel da CAPES na avaliação da pós-graduação (stricto sensu) e em sua política de internacionalização, considerando principalmente o Programa Institucional de Internacionalização (CAPES-PrInt), sem negligenciar elementos que indicam a existência de processo de mercadorização e transnacionalização da educação superior, com tendências de formação de um mercado global de educação superior. Para tanto, visando ilustrar essa discussão, trazemos alguns elementos desse processo no Brasil e no Reino Unido. Entendemos que há tensões e desafios que precisam ser considerados ao adotar a internacionalização como critério fundamental que distingue a qualidade e a excelência acadêmica na pós-graduação stricto sensu, podendo implicar na conformação de novos modelos de Pós-Graduação e na reestruturação do trabalho acadêmico.

Keywords : Pós-graduação stricto sensu; Internacionalização da Educação Superior; Avaliação; CAPES; Educação Superior no Reino Unido.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )