SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51AVALIAÇÃO, REGULAÇÃO E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: OS DESAFIOS DA GESTÃO ACADÊMICAA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

AZEVEDO, Mário Luiz Neves de  e  OLIVEIRA, João Ferreira de. INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA PÓS-GRADUAÇÃO: RISCOS E PERSPECTIVAS NO BRASIL E NO REINO UNIDO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.51, e15166.  Epub 29-Jan-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n51.15166.

Neste texto, analisamos o papel da CAPES na avaliação da pós-graduação (stricto sensu) e em sua política de internacionalização, considerando principalmente o Programa Institucional de Internacionalização (CAPES-PrInt), sem negligenciar elementos que indicam a existência de processo de mercadorização e transnacionalização da educação superior, com tendências de formação de um mercado global de educação superior. Para tanto, visando ilustrar essa discussão, trazemos alguns elementos desse processo no Brasil e no Reino Unido. Entendemos que há tensões e desafios que precisam ser considerados ao adotar a internacionalização como critério fundamental que distingue a qualidade e a excelência acadêmica na pós-graduação stricto sensu, podendo implicar na conformação de novos modelos de Pós-Graduação e na reestruturação do trabalho acadêmico.

Palavras-chave : Pós-graduação stricto sensu; Internacionalização da Educação Superior; Avaliação; CAPES; Educação Superior no Reino Unido.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )