SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICAQUALIDADE REGIONAL REVELADA PELO SISTEMA DE ACREDITAÇÃO DE CURSOS UNIVERSITÁRIOS DO MERCOSUL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

SILVA, Séfora; MOREIRA, José António  e  ALCOFORADO, Luís. EDUCAÇÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL EM CONTEXTO DE RECLUSÃO: O CAMPUS VIRTUAL EDUCONLINE@PRIS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.51, e16256.  Epub 29-Jan-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n51.16256.

A educação é um direito universal e desempenha um papel crucial no desenvolvimento humano, ajudando o indivíduo a construir a sua personalidade e o seu carácter. Mesmo em situação de reclusão os cidadãos possuem os mesmos direitos no acesso à educação, sendo que esta deve ser adequada às exigências das novas configurações da sociedade contemporânea em rede e neste contexto a educação digital pode permitir alcançar estes ojetivos. Em Portugal, e no âmito de um protocolo assinado entre a niversidade erta () e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) está a ser desenvolvido um projeto-piloto inovador, o Campus Virtual educonline@pris que tem como principal ojetivo promover a educação e a formação em presídios em Portugal. É precisamente, o funcionamento desse Campus Virtual, potencialidades e limitações que pretendemos avaliar, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de dez estudantes reclusos da . Os resultados revelam, por um lado, que a implementação do Campus teve um impacto muito positivo nos processos pedagógicos desenvolvidos na plataforma de eLearning, quer no acesso online aos recursos digitais e e-atividades de aprendizagem, quer no que diz respeito à possiilidade de aceder às diferentes modalidades de avaliação. Por outro, são destacados os constrangimentos associados à fraca coertura da rede de internet e as limitações relacionadas com a impossiilidade de comunicar nas salas de aula virtuais com os professores e estudantes da turma, e tamém a impossiilidade de aceder aos recursos ligados a links externos à plataforma digital, devido às restrições de acesso.

Palavras-chave : Educação Digital; Ensino Superior; Presídios; Campus Virtual..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )