SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51QUALIDADE REGIONAL REVELADA PELO SISTEMA DE ACREDITAÇÃO DE CURSOS UNIVERSITÁRIOS DO MERCOSULCICLO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE INCORPORADA PELO CAPITAL CULTURAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

WANDERCIL, Marco; CALDERON, Adolfo-Ignacio  y  GANGA-CONTRERAS, Francisco Aníbal. QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: DESEMPENHO DAS UNIVERSIDADES CATÓLICAS À LUZ DOS RANKINGS ACADÊMICOS, ÍNDICES E TABELAS CLASSIFICATÓRIAS ESTATAIS E DO SETOR PRIVADO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.51, e14581.  Epub 29-Ene-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n51.14581.

A qualidade educação superior é um conceito dinâmico que tem que se adaptar a um mundo em constantes mudanças. Este artigo tem como objetivo analisar as universidades católicas brasileiras com o intuito de estudar suas tendências em termos de qualidade institucional, a partir da sua performance em rankings acadêmicos, índices e listas classificatórias (Rankintacs) nacionais em níveis estatal e privado. Para alcançar o objetivo deste estudo, realizou-se pesquisa bibliográfica-documental incluindo análise de indicadores de desempenho nos Rankintacs nacionais, incluindo análise qualitativa e quantitativas por meio de critérios estatísticos. Atualmente, o Brasil conta com 19 universidades confessionais católicas e seus desempenhos foram abordados a partir dos Rankings nacionais, elaborados pelo órgão regulador estatal (MEC/INEP) e os promovidos pelo setor privado, Ranking Universitário Folha (RUF) e Guia do Estudante. Embora tradicionalmente as universidades católicas sejam identificadas como instituições de elevada qualidade, ocupando lugares de destaque entre as melhores universidades do país, muitas delas a frente de grandes universidades públicas, os Rankintacs revelam, em termos de qualidade, grande diversidade e heterogeneidade, existindo renomadas universidades católicas com resultados não tão favoráveis, identificadas com fraco desempenho.

Palabras clave : Rankings Acadêmicos; Qualidade da Educação; Universidades Católicas..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )