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Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

ALVARENGA, Bruna Telmo; TAUCHEN, Gionara  y  SCHIRMER, Sirlei Nádia. CICLO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE INCORPORADA PELO CAPITAL CULTURAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.51, e15871.  Epub 29-Ene-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n51.15871.

Neste estudo, objetivamos analisar e compreender as experiências profissionais, construídas ao longo do ciclo de desenvolvimento profissional da carreira docente, e seus efeitos para o (des)investimento da carreira universitária, bem como analisar a aquisição do capital cultural (incorporado, objetivado e institucionalizado) para a qualificação das atividades que integram a docência universitária. O estudo é qualitativo, de natureza narrativa. Por meio da análise dos dados produzidos, concluímos que o capital cultural construído ao longo do desenvolvimento profissional docente, reconfigurado durante o desinvestimento da carreira, constitui um patrimônio ou capital simbólico que pode e deve ser socializado e compartilhado nos espaços institucionais, gerando impactos qualitativos sobre as aprendizagens da docência junto às demais etapas do ciclo de vida profissional. Entendemos que o capital cultural, em seu estado objetivado e institucionalizado, evidenciado por meio da titulação e dos artefatos culturais que integram o currículo do docente universitário, é um tipo de capital que demanda autonomia e capacidade de (trans)formação do seu portador, pois apenas registra um valor convencional e jurídico. O capital cultural incorporado, construído ao longo da trajetória docente, expresso por meio do respeito, prestígio ou reputação docente, revestese de poder simbólico, podendo subsidiar ações institucionalizadas de qualificação da docência e das atividades universitárias.

Palabras clave : Capital Cultural; Ciclo Profissional; Qualidade; Universidade..

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