SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52AMIZADE INTERCULTURAL DE ESTUDANTES NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO DE FRONTEIRA SECA BRASIL-PARAGUAICOMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): FUNDAMENTOS TEÓRICOS E IDEOLÓGICOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

SANTOS, Sandro Vinicius Sales dos. A SOCIALIZAÇÃO E A EDUCAÇÃO INFANTIL - UM ENSAIO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.52, e10621.  Epub 29-Jan-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n52.10621.

Este: ensaio analisa os alcances das teorias sociológicas clássicas que discorreram sobre o conceito de socialização. A perspectiva funcionalista de Durkheim e a Sociologia do conhecimento de Berguer e Luckman são revisitadas a partir da emergência, no contexto brasileiro, das instituições de Educação Infantil. Tal empreendimento é realizado à luz de teorizações que compreendem a socialização como um processo mais interativo do que reprodutivo. O argumento defendido é o de que, na atualidade, as noções clássicas da socialização se mostram insuficientes em função das novas configurações legais da Educação Infantil brasileira. Tal legislação reconhece creches e pré-escolas como direito das crianças, que passam a ser concebidas como atores sociais ativos na própria socialização.

Palavras-chave : Socialização; Educação Infantil; Sociologia clássica..

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )