SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue52THE STATE OF THE ART ON SOCIO-EDUCATIONAL SYSTEM IN BRAZIL (2006 - 2016)THE RIGHT TO THE QUALITY OF/IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: BETWEEN THE MAXIMIZATION OF RIGHT AND INTENTIONALITIES OF PRIVATE ONE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

BIAZAN, Cintia Cristina Escudeiro  and  MONCAO, Maria Aparecida Guedes. O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL APÓS A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.52, e13537.  Epub Jan 29, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n52.13537.

O objetivo do texto é analisar o cenário da educação infantil em um município paulista com vistas a identificar as marcas da implantação do ensino fundamental de nove anos nas instituições que atendem crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou grupo focal como instrumento metodológico e tomou como sujeitos professores e gestores da educação infantil municipal ativos nos anos de implantação do ensino fundamental de nove anos e na educação infantil após as mudanças, precedida de análise das leis e decretos municipais que regulamentam a oferta escolar nesses níveis de ensino. A análise dos dados evidenciou que a educação infantil do município, depois da implantação do ensino fundamental de nove anos, alterou significativamente o cotidiano das crianças, especialmente no que se refere à diminuição expressiva da presença de jogos e brincadeiras na rotina, configurando um cenário marcado por atividades com foco na alfabetização. A pressão por melhores resultados nas avaliações externas no ensino fundamental direcionaram as práticas cotidianas a considerar a preparação das crianças para a entrada no ensino fundamental, um eixo fundante do trabalho pedagógico.

Keywords : Educação Infantil; Ensino Fundamental de Nove Anos; Escolarização; Direito à; Brincadeira..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )