SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52O DIREITO À QUALIDADE DA/NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A MAXIMIZAÇÃO DO DIREITO E AS INTENCIONALIDADES DO PRIVADOACORDAM E SONHAM UMA APROXIMAÇÃO POLIFÔNICA AO ROMANTISMO FREIRIANO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

GONZALEZ, Ana Ayuste  y  BERNET, Jaume Trilla. PAULO FREIRE E ESPANHA INFLUÊNCIA, REUNIÕES, TRIBUTOS E MITOS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.52, e17095.  Epub 29-Ene-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n52.17095.

Este texto se divide em três partes. A primeira trata da influencia das ideias de Paulo Freire no final da Espanha Franquista, portanto, de modo clandestino, em publicações que não podiam vir à luz do dia, sem sofrer represálias simbólicas e físicas. A segunda, trata da presença de Freire, pessoalmente e por meio das obras, marcando de maneira ampla e profunda a educação e o pensamento pedagógico espanhol, agora, não mais clandestinamente, pois o país saíra da longeva ditadura franquista e consolidava sua democracia. Na terceira e última parte, o texto trata dos perigos e das armadilhas que o próprio Freire temia tanto que ocorresse com seu legado: a ortodoxia dos que se apropriam de seu pensamento, fechando-o ao diálogo e à contribuição dos que não pertencem à “seita” então formada. Cair nesta armadilha é negar Freire que, além de diferenciar radicalismo (ir às raízes dos problemas) de sectarismo (congelar e se apropriar de ideias referenciais), apelou de modo contundente para que não o repetissem, mas que o reinventassem em cada contexto específico.

Palabras clave : Educação; Espanha; Franquismo; Paulo Freire; Sectarismo..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )