SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue52PAULO FREIRE'S RECEPTION BEFORE NEOCONSERVATORISM IN FRANCECHALLENGES OF POPULAR EDUCATION IN CONTEXTS OF PRIVACY OF FREEDOM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

ROMAO, José Eustáquio. PAULO FREIRE E O NEOCONSERVADORISMO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.52, e17099.  Epub Jan 29, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n52.17099.

O presente artigo desvenda a transformação da metáfora “educação bancária” - usada por Paulo Freire para exprimir as práticas educacionais monológicas e autoritárias, opostas às dialógicas libertadoras por ele defendidas - em verdadeira política educacional formulada, implantada e implementada pela concepção educacional contemporaneamente denominada “Gerencial”. Demonstra, outrossim, que a luta contra as formas autoritárias de educação bancária não pode mais se limitar às salas de aula, mas devem ser travadas no universo mais amplo dos sistemas educacionais, invadidos por esse verdadeiro tsunami das práticas do novo processo de acumulação capitalista e de seus ideólogos, que as exprimem por meio de pensamento pedagógico verdadeira e concretamente bancário, porque mercantilista e especulativo.

Keywords : Alienação; Educação; Libertação; Neoconservadorismo; Sistema..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )