SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52A RECEPÇÃO DE PAULO FREIRE DIANTE DO NEOCONSERVADORISMO NA FRANÇADESAFIOS DA EDUCAÇÃO POPULAR EM CONTEXTOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

ROMAO, José Eustáquio. PAULO FREIRE E O NEOCONSERVADORISMO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.52, e17099.  Epub 29-Jan-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n52.17099.

O presente artigo desvenda a transformação da metáfora “educação bancária” - usada por Paulo Freire para exprimir as práticas educacionais monológicas e autoritárias, opostas às dialógicas libertadoras por ele defendidas - em verdadeira política educacional formulada, implantada e implementada pela concepção educacional contemporaneamente denominada “Gerencial”. Demonstra, outrossim, que a luta contra as formas autoritárias de educação bancária não pode mais se limitar às salas de aula, mas devem ser travadas no universo mais amplo dos sistemas educacionais, invadidos por esse verdadeiro tsunami das práticas do novo processo de acumulação capitalista e de seus ideólogos, que as exprimem por meio de pensamento pedagógico verdadeira e concretamente bancário, porque mercantilista e especulativo.

Palavras-chave : Alienação; Educação; Libertação; Neoconservadorismo; Sistema..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )