SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52DESAFIOS DA EDUCAÇÃO POPULAR EM CONTEXTOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

LINS, Heloísa Andreia de Matos  y  BREGAGNOLO, Norma Elena. ¿QUÉ PUEDE EL PENSAMIENTO DE PAULO FREIRE EN TIEMPOS OSCUROS? PROBLEMAS ACTUALES EN TORNO A LA OSADÍA Y ALGUNOS MODOS DE EX/RES/ISTENCIA EN BRASIL Y ARGENTINA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.52, e17101.  Epub 29-Ene-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n52.17101.

Esteartigo discorre sobre modos atuais de obscurantismo em países como o Brasil e Argentina, em que o legado do pensamento de Paulo Freire torna-se fundamental para subsidiar novos modos de re/ex/sistência às imposições hegemônicas de formação humana e docente. Exatamente pela potência de seu pensamento, o trabalho analisa alguns elementos da narrativa de boa parte da sociedade brasileira que violentamente passa a vilipendiar - por meio também de um projeto de governo - os ensinamentos desse pensador, reconhecido internacionalmente. Na contramão desses ataques, o trabalho apresenta um processo de formação de docentes que pode materializar a importancia da criação de utopias nesses contextos, por vislumbrar outras existências e formas de vida, mais dignas e justas.

Palabras clave : Existências; Formação docente; Obscurantismo; Paulo Freire; Resistências..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )