SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue53THE POSSIBILITIES OF THE AESTHETIC LOOK OF AFFECT: THE COMPLEX LOOK PROJECTEXPERIENCE AND AESTHETIC EDUCATION: SENSES AND EPIPHANIES OF CHILDREN´S SOIRÉE INTO THE FEDERAL UNIVERSITY OF BAHIA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

BACH JUNIOR, Jonas. O AUTOCULTIVO E A EDUCAÇÃO DA SENSIBILIDADE NA PEDAGOGIA WALDORF. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.53, e16638.  Epub Jan 31, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16638.

Este artigo discute o papel que a experiência estética e a sensibilidade humana possuem dentro dos parâmetros educacionais da Pedagogia Waldorf, a partir da abordagem da filosofia da educação. A quebra de paradigma ocorre na ênfase e valorização da experiência humana, como fonte de vivências que enriquecem o mundo de sensações e sentimentos para dar suporte à vida cognitiva do ser humano. Steiner se inspirou na fenomenologia de Goethe para fundar sua concepção de educação e valorizou o desenvolvimento da sensibilidade como ideal para a formação humana (Bildung). A educação da sensibilidade é um fator importante tanto no autocultivo (Selbstbildung) dos professores, quanto na educação das crianças e jovens. O elemento chave na compreensão da educação estética não reside no que se ensina, mas no como.

Keywords : Bildung; Educação estética; Goethe; Pedagogia Waldorf..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )