SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53AS POSSIBILIDADES DO OLHAR ESTÉTICO DO AFETO: O PROJETO OLHAR COMPLEXOEXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO ESTÉTICA: SENTIDOS E EPIFANIAS DE UM SARAU INFANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

BACH JUNIOR, Jonas. O AUTOCULTIVO E A EDUCAÇÃO DA SENSIBILIDADE NA PEDAGOGIA WALDORF. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.53, e16638.  Epub 31-Jan-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16638.

Este artigo discute o papel que a experiência estética e a sensibilidade humana possuem dentro dos parâmetros educacionais da Pedagogia Waldorf, a partir da abordagem da filosofia da educação. A quebra de paradigma ocorre na ênfase e valorização da experiência humana, como fonte de vivências que enriquecem o mundo de sensações e sentimentos para dar suporte à vida cognitiva do ser humano. Steiner se inspirou na fenomenologia de Goethe para fundar sua concepção de educação e valorizou o desenvolvimento da sensibilidade como ideal para a formação humana (Bildung). A educação da sensibilidade é um fator importante tanto no autocultivo (Selbstbildung) dos professores, quanto na educação das crianças e jovens. O elemento chave na compreensão da educação estética não reside no que se ensina, mas no como.

Palavras-chave : Bildung; Educação estética; Goethe; Pedagogia Waldorf..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )