SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53A ECOSOFIA COMO PARADIGMA ESTÉTICO: ENFRENTANDO O MAR DE LAMAO QUE OS OLHOS E O CORAÇÃO VEEM E SENTEM: TRÊS ENCONTROS COM ARTE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

SCHWEIG, Graziele Ramos; SENA, Caio Morais  y  RIGHI, Isabela Froes. EXPERIMENTAÇÕES COM DESENHO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.53, e16679.  Epub 31-Ene-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16679.

Após décadas de pesquisa e ensino majoritariamente restritos ao espaço universitário, as Ciências Sociais passaram a participar do cotidiano da educação básica por meio da disciplina de Sociologia no Ensino Médio, a qual foi reintroduzida nos currículos escolares em 2008. Esse caráter recente das Ciências Sociais na escola desafia à criação de outros modos de diálogo com os sujeitos desse espaço, problematizando dicotomias e instigando o alargamento das potencialidades dos fazeres das Ciências Sociais para além do âmbito acadêmico. No presente artigo, acompanhamos o processo de elaboração e circulação de um dispositivo pedagógico que, ao lançar mão do desenho, deixou-se contaminar pelos modos artísticos de pensar e produzir conhecimento, permitindo ampliar os sentidos de “ciência” e “senso comum”, categorias recorrentes na prática docente e na formação de professores de Sociologia. Ao dar visibilidade à dimensão sensível do processo de conhecer, o dispositivo criado mostrou-se potente na educação da atenção ao plano das forças, para além de formas prontas e reificadas, contribuindo, assim, para problematizar modos representacionais ou recognitivos de conhecer.

Palabras clave : Arte; Desenho; Ensino-aprendizagem; Ensino de sociologia; Formação de professores..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )