SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue53EXPERIMENTATIONS WITH DRAWING IN TEACHER EDUCATION: REFLECTIONS FROM SOCIOLOGY TEACHINGCINEMA NA EDUCATION: FILMES AND THE TEACHING OF HISTORY IN THE MUNICIPAL BASIC EDUCATION OF ARACAJU author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

MORAES, João Carlos Pereira de. O QUE OS OLHOS E O CORAÇÃO VEEM E SENTEM: TRÊS ENCONTROS COM ARTE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.53, e16615.  Epub Jan 31, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16615.

O presente artigo tem o objetivo de elencar divergências e convergências entre alguns autores que se debruçam sobre a temática Arte e Educação Matemática, sendo eles Zaleski Filho, Franco e Mendes. Tal escolha deve-se à relevância dos mesmos no campo da Educação Matemática e sua relação com a Arte. Para realização da investigação, foram selecionados trabalhos dos pesquisadores com a temática e analisados em suas perspectivas teórico-metodológicas. Como política de escrita, escolheu-se o modelo de entrevistas ficcionais, perante a ideia de abordar de forma mais sistemática as intenções dos autores. Como resultado, notam-se três abordagens diferenciais: (1) releitura da obra através do conhecimento matemático; (2) Investigação de práticas sociais mobilizadoras de cultura matemática; (3) Método estético, aplicação no cotidiano.

Keywords : Arte; Educação Matemática; Interdisciplinaridade; Pesquisadores..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )