SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53EXPERIMENTAÇÕES COM DESENHO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DO ENSINO DE SOCIOLOGIACINEMA E EDUCAÇÃO: OS FILMES E O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE ARACAJU índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

MORAES, João Carlos Pereira de. O QUE OS OLHOS E O CORAÇÃO VEEM E SENTEM: TRÊS ENCONTROS COM ARTE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.53, e16615.  Epub 31-Ene-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16615.

O presente artigo tem o objetivo de elencar divergências e convergências entre alguns autores que se debruçam sobre a temática Arte e Educação Matemática, sendo eles Zaleski Filho, Franco e Mendes. Tal escolha deve-se à relevância dos mesmos no campo da Educação Matemática e sua relação com a Arte. Para realização da investigação, foram selecionados trabalhos dos pesquisadores com a temática e analisados em suas perspectivas teórico-metodológicas. Como política de escrita, escolheu-se o modelo de entrevistas ficcionais, perante a ideia de abordar de forma mais sistemática as intenções dos autores. Como resultado, notam-se três abordagens diferenciais: (1) releitura da obra através do conhecimento matemático; (2) Investigação de práticas sociais mobilizadoras de cultura matemática; (3) Método estético, aplicação no cotidiano.

Palabras clave : Arte; Educação Matemática; Interdisciplinaridade; Pesquisadores..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )