SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53O QUE OS OLHOS E O CORAÇÃO VEEM E SENTEM: TRÊS ENCONTROS COM ARTE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICAA TRANSCRIAÇÃO DO MUNDO PELA EXPERIÊNCIA: ESBOÇO PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

CARVALHO, Daniel Bramo Nascimento de  e  LINHARES, Ronaldo Nunes. CINEMA E EDUCAÇÃO: OS FILMES E O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE ARACAJU. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.53, e16454.  Epub 31-Jan-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16454.

O presente texto trata das formas de apropriação por parte dos professores, das sugestões de filmes propostas nos livros didáticos de história utilizados entre o 6º e o 9º do ensino fundamental anos finais, nas práticas docentes na rede pública de ensino do município de Aracaju, Sergipe, Brasil. É fruto de uma pesquisa aplicada, do tipo estudo de caso, envolvendo 20 escolas da rede de educação municipal como “locus” reconhecendo a existência de múltiplas realidades dentro de uma mesma rede de educação. De abordagem qualitativa, o levantamento de informações ocorreu por meio de aplicação de questionário misto com 26 professores e, entrevistas objetivando o aprofundamento das questões abertas, com 10 professores. Os resultados mostram que na rede, nove coleções diferentes são utilizadas para a disciplina de história, em que 92% dos/as professores afirmam conhecer as sugestões dos livros, mas apenas 30% fazem um uso significativo em sala de aula, de tal modo que não conseguem abranger um uso mais efetivo dos dispositivos fílmicos em sala de aula. Desta forma, conclui-se que é necessário atentar mais para as possiblidades que as produções cinematográficas podem oferecer para a educação, afirmando a sua importância para a formação básica intelectual e sociocultural dos sujeitos alunos.

Palavras-chave : Filmes; História; Livro didático; Educação básica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )