SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53CINEMA E EDUCAÇÃO: OS FILMES E O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE ARACAJUENTRE CUBOS, CAMINHOS E ÁRVORES: UMA DISCUSSÃO SOBRE A RENOVAÇÃO DA VIDA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

ALMEIDA, Rogério de  y  ARAUJO, Alberto Filipe de. A TRANSCRIAÇÃO DO MUNDO PELA EXPERIÊNCIA: ESBOÇO PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.53, e16676.  Epub 31-Ene-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16676.

O objetivo deste artigo é investigar as artes como processo de transcriação pelo qual artista e apreciador tornam-se coautores dos sentidos que emanam da experiência estética. A hipótese em questão é a de que as obras de arte operam uma mediação estética entre o humano e o mundo, pela qual o mundo passa a ser sentido, compreendido e expresso. Esse processo requer uma educação de sensibilidade que não seja a imposição de determinadas obras canônicas ou modos preestabelecidos de fruição dessas obras, mas exercício de sensibilidade e compreensão das múltiplas possibilidades dos modos de viver. Nessa perspectiva, a própria vida torna-se obra de arte. A inclinação teórico-metodológica que inspira este artigo provém do perspectivismo nietzschiano (NIETZSCHE, 1998; LAROSSA, 2009) e da hermenêutica simbólica (RICOEUR, 1969; DURAND, 1997). Os resultados da pesquisa apontam para a urgência de uma educação de sensibilidade que considere a importância das experiências estéticas no âmbito da formação, com o objetivo de se chegar a ser o que se é.

Palabras clave : Educação de sensibilidade; Estética; Hermenêutica; Perspectivismo; Transcriação..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )