SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue53RESEARCH AND RESEARCH IN EDUCATION: MOVEMENTS CREATED BY AESTHETICS AND SENSITIVITIESTHE PLACE AND THE EMOTIONS RAISED: AESTHETIC EXPERIENCE IN THE URBAN IMAGINARY OF TUBARÃO, SANTA CATARINA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

GOMES, Graciele Maria Coelho de Andrade  and  CARVALHO, Mário de Faria. POR UMA PEDAGOGIA DO BELO: EDUCAÇÃO, ESTÉTICA E SENSIBILIDADES. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.53, e16647.  Epub Jan 31, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16647.

Neste estudo interessamo-nos em problematizar o argumento kantiano sobre o gosto/juízo fora do objeto. Para tanto, é rediscutido o que é o ‘belo’ e ensaiada a proposição de uma categoria teórica denominada de ‘pedagogia do belo’ como forma de pensar a educação estética enquanto um saber que acontece a partir da consideração das sensibilidades e das subjetividades. Propomos que, na pedagogia do belo, a obra de arte opera como um artefato, uma metáfora mediadora. Assim, esta categoria dimensiona a reestruturação do consciente que assente ao imaginário; articula aspectos fundantes sobre as sensibilidades no fruir da existência e das experiências; permite a formação de valores estético-éticos por meio da contemplação sensível dos elementos simbólicos. A potência da pedagogia do belo remete ao modo pelo qual o conhecimento pode ser suscitado a partir da arte. Demonstra um caminho no qual o ato de conhecer decorre das trocas, dos afetos e da experiência.

Keywords : Educação; Estética; Pedagogia do belo; Sensibilidades; Subjetividades..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )