SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue53ANIMALITY POÉTICS IN VISUAL ARTS AND LITERATURE: POTENTIAL FOR OTHERS RELATIONS OF ALTERITY IN EDUCATIONDIALOGUES BETWEEN LITERARY AND VISUAL ART - LYGIA CLARK: LIVE LINES, POSSIBLE DIALOGUES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

NEITZEL, Adair de Aguiar; URIATE, Mônica Zewe  and  FRANKLIN, Kátia. O MUSEU DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO DE PROVOCAÇÃO DOS SENTIDOS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.53, e16792.  Epub Jan 31, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16792.

Esta pesquisa teve, como tema, a educação estética e, como objetivo, discutir como o museu de ciências pode ser também espaço de provocação dos sentidos, de educação estética. Museus de arte são indiscutivelmente lugares de educação estética e os museus de ciências geralmente são relacionados a espaços de conhecimento, com foco no inteligível e não no sensível. Esta pesquisa qualitativa ocorreu no Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Piçarras, Santa Catarina, Brasil, e os instrumentos de coleta de dados foram diários de campo dos pesquisadores, fotos e entrevista com o curador do museu. A análise da entrevista e do diário pautou-se na análise de conteúdo de Franco (2008) e a das imagens segundo os conceitos de punctum e studium, de Barthes (2010). O aporte teórico de sustentação contou com Bachelard (2000), Franklin (2019), Heidegger (2015) e Martins (2012, 2014), entre outros. Como resultados, foi possível evidenciar que: o museu oceanográfico possui espaços esteticamente planejados, cuja organização, iluminação e exploração de sonoridades afetam o sujeito, provocando-o à experiência. Identificou-se, também, que as escolhas efetuadas pela curadoria foram intencionais para sensibilizar o público e que elas possibilitaram que espaços e objetos fossem propositores de experiências porque ampliam o potencial estético do museu. No entanto, como a experiência é um movimento individual, nem todos podem por ele ser afetados.

Keywords : Educação estética; Museu de ciências; Espaços propositores; Objetos propositores..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )