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Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

BORTOLANZA, Ana Maria Esteves. DIÁLOGOS ENTRE ARTE LITERÁRIA E ARTE VISUAL - LYGIA CLARK: LINHAS VIVAS, DIÁLOGOS POSSÍVEIS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.53, e16640.  Epub 31-Jan-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16640.

O artigo é recorte de uma pesquisa qualitativa (2017-20190) sobre a o papel da literatura/arte na formação da atitude autora e leitora da criança. Neste recorte apresenta-se uma proposta de leitura verbo-visual de signos-verbais e signos-visuais em relação, tendo como corpus o livro Lygia Clark: Linhas vivas. Como procedimento metodológico, analisam-se as relações dialógicas do texto em sua verbo-visualidade para desvelar as possibilidades de ampliação dos sentidos produzidos pelo texto e pela leitura. Apoia-se teoricamente em autores como Bakhtin (2012); Vigotski (2010); Ponzio (2012); Goulart (2009); Kramer (2001) e outros. Considera-se que a arte propositiva de Lygia Clark (1968) pode favorecer a exploração do texto verbo-visual pelas crianças, inserindo-as na leitura verbo-visual. São apontados possíveis caminhos para a leitura do texto verbo-visual, fundamental para a constituição da criança como sujeito leitor. Conclui-se que a exploração do livro Lygia Clark: linhas vivas cria possibilidades de as crianças se apropriarem da arte literária e visual que contribui para a formação leitora.

Palavras-chave : Educação; Literatura; Arte; Leitura verbo-visual; Verbo-visualidade textual..

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