SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54A EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS E O PAPEL DO EDUCADORART(E)BIOLOGIA NA NATUREZA E OUTRAS MANEIRAS DE PENSAR A EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

LIMA, Danyelle Shmith de; PEREIRA, Rosana Aparecida Tenorio  y  FRANCISCO, Marcos Vinicius. AS PERCEPÇÕES E A ATUAÇÃO DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DIANTE DO BULLYING ESCOLAR. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.54, e13919.  Epub 03-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n54.13919.

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as percepções e formas de atuação de professoras do Ensino Fundamental I diante de situações de bullying escolar. Nesta investigação, de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso múltiplo, assumiu-se como procedimentos metodológicos a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas com professoras de quatro escolas, cada uma delas localizadas em diferentes regiões de um município de pequeno porte do interior do Estado de São Paulo. Os resultados apontaram, conforme o relato das professoras, que os pátios das escolas são os locais onde mais ocorrem as manifestações de bullying, seguido das salas de aula. Das situações de intimidação sistemática vivenciadas, predominaram aquelas relacionadas à estrutura físico-corporal das vítimas. Embora a maioria das participantes tenha mencionado o contato com situações de bullying, na práxis pedagógica e/ou na instituição escolar onde atuam, poucas desenvolveram alguma atividade interventiva, em virtude de não terem formação ou apoio da gestão escolar para tal.

Palabras clave : Bullying escolar; Ensino Fundamental I; Práxis pedagógica..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )