SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue54ART AND BIOLOGY IN NATURE AND OTHER WAYS OF THINKING EDUCATIONAESTHETIC EXPERIENCE AND SCHOOL: CARTOGRAPHY OF MEETINGS WITH CHILDHOOD AND ART IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

ALVES, Kallyne Kafuri  and  COCO, Valdete. INDICADORES DO CONTEXTO BRASILEIRO NA MATERIALIZAÇÃO DO CONVÊNIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.54, e10581.  Epub Feb 03, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n54.10581.

No contexto das políticas educacionais, o artigo focaliza a política de convênio como estratégia de avançar nos indicadores de atendimento na Educação Infantil (EI). No bojo das problematizações sobre os processos de privatização na educação, objetiva mapear as Instituições de Educação Infantil Conveniadas (IEIC) do Brasil e, recortando o contexto de um estado, explorar os indicadores sobre o perfil dos docentes. Utiliza referencial teórico-metodológico bakhtiniano para tematizar a responsabilidade do estado na garantida do direito a educação, as estratégias pelo convênio na oferta da EI e as condições presentes no trabalho docente em IEICs. Adota metodologia qualitativa exploratória, selecionando, como bancos de dados, informações disponibilizadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pela plataforma CultivEduca. Conclui indicando desafios na oferta de EI, implicados com avanços das relações entre o setor público e o privado, impactando o trabalho docente, especialmente, nas IEICs.

Keywords : Instituições conveniadas; Educação infantil; Formação de professores; Trabalho docente..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )