SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue54INDICATORS OF THE BRAZILIAN CONTEXT IN THE MATERIALIZATION OF THE AGREEMENT ON EARLY CHILDHOOD EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

ALBUQUERQUE, Fernanda Maria Santos  and  SALLES, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de. EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E ESCOLA: CARTOGRAFIA DOS ENCONTROS COM A INFÂNCIA E A ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.54, e16683.  Epub Feb 03, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n54.16683.

Este estudo é parte de uma pesquisa mais ampla, que encontrou com a infância, a arte e a experiência estética nos anos iniciais do Ensino Fundamental e convidou-as para uma caminhada, sobretudo com crianças no “espaçotempo” escolar. De modo geral, a pesquisa buscou cartografar os (des)encontros (im)possíveis da infância, da arte e da experiência estética na escola. No entanto, o presente artigo destaca, em específico, os (des)encontros (im)possíveis da experiência estética na escola. Considera a experiência estética como uma relação mais ampla e sensível com o mundo, conforme indicam Guedes e Ferreira (2017), e destaca os desafios postos pela modernidade para que tal relação aconteça, como colocado por Pagni (2014). A pesquisa foi realizada junto a 41 (quarenta e uma) crianças e 06 (seis) professoras de uma escola pública a partir de um plano comum e heterogêneo de produção de dados inspirado na cartografia. Os dados indicam, dentre outras descobertas, a cópia e o silêncio como parte do projeto moderno de redução da experiência estética e destacam as transformações disparadas pelas crianças através da escrita, do desenho e da conversa como (r)existência alternativa ao referido projeto na escola. Desse modo, os (des)encontros (im)possíveis da experiência estética destacados desfalecem todo saber e poder totalitários; a experiência estética parece soprar vida à escola, animar-lhe.

Keywords : Arte; Cartografia; Escola; Experiência estética; Infância..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )