SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54PRÁTICAS DECOLONIAIS EM EDUCAÇÃO A PARTIR DE UMA EDUCAÇÃO CENTRADA EM ESTUDANTESSENTIDOS SOCIAIS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DO PENSAMENTO DECOLONIAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

PARDO, Carmen Villarino. NOVOS DESAFIOS PARA UMA GEOPOLÍTICA DO CONHECIMENTO. O CASO DO ESPAÇO EUROPEU DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (EEES) E A METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM-SERVIÇO COMO RECURSO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.54, e17265.  Epub 03-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17265.

As transformações e os novos desafios da sociedade atual são também visíveis no campo da educação em diferentes culturas. A criação de um Espaço Europeu da Educação Superior (EEES) contribuiu, em boa medida, para uma nova visão do processo de ensino e aprendizagem, com repercussões no nível da planificação, da(s) prática(s) docente(s) e dos modelos hegemônicos. Propomos, como principal objetivo, a elaboração de um projeto com a metodologia de Aprendizagem-Serviço (ApS) e de possível aplicação social -inicialmente, no âmbito da Universidade de Santiago de Compostela e na capital galega-, partindo da hipótese de que se trata de uma ferramenta com utilidade social para a inclusão cultural em âmbitos pedagógicos diversos. De entre as várias conclusões destacamos o compromisso social a partir de experiências do âmbito universitário e, nessa linha, a possibilidade de mudar a percepção social da formação em uma Faculdade de Filologia.

Palavras-chave : Cultura docente; Espaço europeu da educação superior; Serviço-aprendizagem..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )