SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue54NEW CHALLENGES FOR A GEOPOLITICS OF KNOWLEDGE. THE EUROPEAN HIGHER EDUCATION AREA AND THE SERVICE-LEARNING METHODOLOGY AS A CASE IN POINTSOUTHERN FEMINIST DECOLONIAL THINKING: AN EXPERIENCE OF POPULAR EDUCATION BASED ON THE NARRATIVES OF PEASANT WOMEN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

DANTAS, Adriana Santiago Rosa. SENTIDOS SOCIAIS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DO PENSAMENTO DECOLONIAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.54, e17319.  Epub Feb 03, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17319.

Este artigo visa discutir os sentidos sociais da educação formal na perspectiva decolonial a partir do conceito de colonialidade do poder, propondo uma atualização do conceito para o contexto brasileiro. Isso implica pensar a educação brasileira considerando as questões raciais como estruturantes das desigualdades sociais desde o tempo da Colônia. A colonização luso-hispânica, que foi caracterizada pela exploração e genocídio dos povos nativos, pela expropriação de suas terras e pelo sequestro de africanos para o trabalho escravizado nas terras então apropriadas, pode ser considerada o principal exemplo de marca distintiva a diferenciar os sentidos sociais da educação latino-americana da europeia. Isso parece ocorrer devido a fatores estruturantes próprios aos quais os diferentes continentes foram submetidos, criando lacunas sobre os sentidos sociais dessa educação, quando analisadas sem as devidas diferenciações. A revisão da literatura foi utilizada como principal metodologia para a discussão do tema proposto, por meio da qual pode-se concluir que, desde o tempo colonial, a separação entre escola privada e escola pública já apontava para um recorte mais profundo das desigualdades sociais, em que as questões econômicas e raciais estavam envolvidas.

Keywords : Colonialidade do poder; Educação brasileira; Escola privada; Escola pública; Pensamento decolonial..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )