SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54NOVOS DESAFIOS PARA UMA GEOPOLÍTICA DO CONHECIMENTO. O CASO DO ESPAÇO EUROPEU DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (EEES) E A METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM-SERVIÇO COMO RECURSOPENSAMENTO DECOLONIAL FEMINISTA DO SUL: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR A PARTIR DE NARRATIVAS DE MULHERES CAMPONESAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

DANTAS, Adriana Santiago Rosa. SENTIDOS SOCIAIS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DO PENSAMENTO DECOLONIAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.54, e17319.  Epub 03-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17319.

Este artigo visa discutir os sentidos sociais da educação formal na perspectiva decolonial a partir do conceito de colonialidade do poder, propondo uma atualização do conceito para o contexto brasileiro. Isso implica pensar a educação brasileira considerando as questões raciais como estruturantes das desigualdades sociais desde o tempo da Colônia. A colonização luso-hispânica, que foi caracterizada pela exploração e genocídio dos povos nativos, pela expropriação de suas terras e pelo sequestro de africanos para o trabalho escravizado nas terras então apropriadas, pode ser considerada o principal exemplo de marca distintiva a diferenciar os sentidos sociais da educação latino-americana da europeia. Isso parece ocorrer devido a fatores estruturantes próprios aos quais os diferentes continentes foram submetidos, criando lacunas sobre os sentidos sociais dessa educação, quando analisadas sem as devidas diferenciações. A revisão da literatura foi utilizada como principal metodologia para a discussão do tema proposto, por meio da qual pode-se concluir que, desde o tempo colonial, a separação entre escola privada e escola pública já apontava para um recorte mais profundo das desigualdades sociais, em que as questões econômicas e raciais estavam envolvidas.

Palabras clave : Colonialidade do poder; Educação brasileira; Escola privada; Escola pública; Pensamento decolonial..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )