SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54PENSAMENTO DECOLONIAL FEMINISTA DO SUL: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR A PARTIR DE NARRATIVAS DE MULHERES CAMPONESASA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL É UM INSTRUMENTO DE JUSTIÇA SOCIAL? POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

MONTEIRO, Alcioni da Silva  e  MASCARENHAS, Suely Aparecida do Nascimento. EDUCAÇÃO ESCOLAR DIFERENCIADA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E CURRÍCULO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.54, e17338.  Epub 03-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17338.

O presente artigo é uma abordagem bibliográfica que compreende os processos históricos que permitiram aos índios, o acesso à educação escolar e à formação para o educador índio. Para tal, objetivou-se a análise acerca da educação escolar diferenciada, formação de professores e currículo. A educação escolar diferenciada no Brasil tem sido tema sobre o qual pesquisadores de diversas áreas do conhecimento debruçam-se com o intuito de entendê-la, de modo a vislumbrar um modelo pedagógico que atenda às especificidades dos grupos indígenas e à formação de professores indígenas, para as possibilidades de gerenciar uma educação escolar que respeite os interesses dos povos originários, assim como, uma proposta curricular voltada as necessidades pedagógicas diferenciada, culturais e políticos, a fim de vitalizar e revitalizar a identidade indígena. Os debates em torno dos referenciais teóricos consultados como Ghedin (2007), Grupioni (2000), Peréz Ruiz (2011), Urquiza (2017) entre outros, possibilitaram conhecer os principais desafios da realidade da educação escolar indígena. Neste sentido, pretende-se provocar uma reflexão sobre a efetivação do ensino intercultural, e sobre a necessidade de formações continuadas, para a consolidação e fortalecimento da identidade do povo tradicional, na construção do currículo específico e intercultural.

Palavras-chave : Educação escolar diferenciada; Formação de professores indígenas; Currículo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )