SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL É UM INSTRUMENTO DE JUSTIÇA SOCIAL? POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESPOLÍTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: UM OLHAR PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA A PARTIR DA DECOLONIALIDADE DA EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

RAMOS, Kellyane Lisboa; NOGUEIRA, Eulina Maria Leite  y  FRANCO, Zilda Gláucia Elias. A INTERCULTURALIDADE CRÍTICA COMO ALTERNATIVA PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA E DECOLONIAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.54, e17339.  Epub 03-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17339.

O objetivo deste artigo foi explicitar, com base em uma abordagem de pesquisa bibliográfica e crítica, a construção do termo “intercultural” e sua importância para uma educação crítica e decolonial. Teve-se em vista a seguinte problemática: diante das diversas discussões sobre a diversidade cultural, a formação inicial do professor pode favorecer a valorização dos mais diversos conhecimentos culturais? Considera-se que, a despeito das discussões em torno da diversidade cultural, as culturas diversas ainda vivenciam desafios em relação ao reconhecimento e ao respeito às suas diferenças e especificidades. Para que ocorra a construção crítica da realidade, é mister que se tenha uma educação pautada na valorização da cultura, partindo, a priori, da decolonização do conhecimento, na perspectiva da interculturalidade crítica, como um projeto contra-hegemônico. Assim sendo, aponta-se, nas conclusões, a necessidade de decolonizar-se o conhecimento no ambiente acadêmico, no Ensino Superior, especificamente na formação inicial de professores, a fim de que estes possam construir uma prática docente que contribua para um ensino crítico e emancipador em relação às questões culturais de diversidade. Nessa construção, a interculturalidade crítica tem se demonstrado como possibilidade para promover a emancipação crítica do indivíduo, por ser uma proposta de educação política, a qual envolve uma concepção de ensino que possa contribuir para a transformação social, o que pode repercutir em uma sociedade com menos desigualdades e preconceitos.

Palabras clave : Interculturalidade crítica; Decolonialidade; Educação crítica; Contra-hegemonia..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )