SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue55HUMAN-ENVIRONMENT RELATIONSHIP IN NA EXTRACTIVE RESERVE: (SELF)REFLECTIONS FOR ENVIRONMENTAL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

FLUMINHAN, Carmem Silvia Lima  and  MURGO, Camélia Santina. ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM ACADÊMICA NO CONTEXTO EDUCATIVO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.55, e8210.  Epub Feb 03, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8210.

O objetivo desta pesquisa é de apresentar e discutir como a autorregulação da aprendizagem tem sido investigada no âmbito educacional a partir do levantamento de publicações científicas produzidas até junho de 2016 e disponíveis em bases de dados online. A análise das 20 publicações obtidas permitiu identificar que a autorregulação da aprendizagem tem sido estudada predominantemente à luz da Teoria Social Cognitiva. Os estudos empíricos, de abordagem qualitativa, em nível de ensino superior, com objetivo avaliativo, e no formato de artigo foram prevalentes. Além disso, os estudos relatados convergem para o entendimento de que os alunos autorregulados demonstram ter mais do que estratégias cognitivas, são alunos com habilidades motivacionais. Considerando os resultados obtidos, sugere-se que a autorregulação da aprendizagem seja um tema de estudo contínuo, apoiado pelas instituições de ensino e por professores, com vistas a desenvolver e fortalecer as três dimensões autorregutórias nos alunos: metacognitiva, motivacional e comportamental.

Keywords : Autorregulação da aprendizagem; Educação; Ensino e aprendizagem; Publicação científica; Teoria social cognitiva..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )