SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55RELAÇÃO SER HUMANO-MEIO AMBIENTE EM UMA RESERVA EXTRATIVISTA: (AUTO)REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

FLUMINHAN, Carmem Silvia Lima  e  MURGO, Camélia Santina. ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM ACADÊMICA NO CONTEXTO EDUCATIVO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.55, e8210.  Epub 03-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8210.

O objetivo desta pesquisa é de apresentar e discutir como a autorregulação da aprendizagem tem sido investigada no âmbito educacional a partir do levantamento de publicações científicas produzidas até junho de 2016 e disponíveis em bases de dados online. A análise das 20 publicações obtidas permitiu identificar que a autorregulação da aprendizagem tem sido estudada predominantemente à luz da Teoria Social Cognitiva. Os estudos empíricos, de abordagem qualitativa, em nível de ensino superior, com objetivo avaliativo, e no formato de artigo foram prevalentes. Além disso, os estudos relatados convergem para o entendimento de que os alunos autorregulados demonstram ter mais do que estratégias cognitivas, são alunos com habilidades motivacionais. Considerando os resultados obtidos, sugere-se que a autorregulação da aprendizagem seja um tema de estudo contínuo, apoiado pelas instituições de ensino e por professores, com vistas a desenvolver e fortalecer as três dimensões autorregutórias nos alunos: metacognitiva, motivacional e comportamental.

Palavras-chave : Autorregulação da aprendizagem; Educação; Ensino e aprendizagem; Publicação científica; Teoria social cognitiva..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )