SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue55ANALYSIS OF THE SCIENTIFIC PRODUCTION OF ACADEMIC SELF-REGULATION LEARNING IN THE EDUCATIONAL CONTEXTFROM THE ENVIRONMENT OF THE STUDENT TO THE TEACHER PRACTICE: LOOKS ON THE DIGITAL TECHNOLOGIES IN A CLASSROOM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

VALDANHA NETO, Diógenes; PLATZER, Maria Betanea  and  GOMES, Diego Ferreira. RELAÇÃO SER HUMANO-MEIO AMBIENTE EM UMA RESERVA EXTRATIVISTA: (AUTO)REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.55, e8345.  Epub Feb 03, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8345.

As últimas décadas da política e gestão ambiental nacional foram marcadas pelo reconhecimento e valorização dos povos tradicionais na conservação do meio ambiente. Nesse contexto, esta pesquisa investigou a relação ser humano-meio ambiente de uma comunidade ribeirinha da Amazônia. A principal questão de pesquisa foi: como moradores da Reserva Extrativista do Lago do Cuniã compreendem e avaliam sua relação com o meio ambiente? A pesquisa ocorreu no espaço escolar, mediante aplicação de 24 questionários, triangulados a observações diretas da vida comunitária e conversas informais. Os principais resultados demonstram que os moradores avaliam como positiva e conservacionista/pragmática a relação comunitária e sua relação individual com o meio. A partir dos dados são tecidas (auto)reflexões para o campo da pesquisa em educação ambiental, salientando a historicidade da noção de “meio ambiente” e suas implicações para se desenvolver investigações e ações com povos em relação de interdependência direta com a natureza.

Keywords : Unidades de conservação; Povos tradicionais; Escola; Educação popular; Amazônia..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )