SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM ACADÊMICA NO CONTEXTO EDUCATIVODA AMBIÊNCIA DO ALUNO À PRÁTICA DOCENTE: OLHARES SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

VALDANHA NETO, Diógenes; PLATZER, Maria Betanea  e  GOMES, Diego Ferreira. RELAÇÃO SER HUMANO-MEIO AMBIENTE EM UMA RESERVA EXTRATIVISTA: (AUTO)REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.55, e8345.  Epub 03-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8345.

As últimas décadas da política e gestão ambiental nacional foram marcadas pelo reconhecimento e valorização dos povos tradicionais na conservação do meio ambiente. Nesse contexto, esta pesquisa investigou a relação ser humano-meio ambiente de uma comunidade ribeirinha da Amazônia. A principal questão de pesquisa foi: como moradores da Reserva Extrativista do Lago do Cuniã compreendem e avaliam sua relação com o meio ambiente? A pesquisa ocorreu no espaço escolar, mediante aplicação de 24 questionários, triangulados a observações diretas da vida comunitária e conversas informais. Os principais resultados demonstram que os moradores avaliam como positiva e conservacionista/pragmática a relação comunitária e sua relação individual com o meio. A partir dos dados são tecidas (auto)reflexões para o campo da pesquisa em educação ambiental, salientando a historicidade da noção de “meio ambiente” e suas implicações para se desenvolver investigações e ações com povos em relação de interdependência direta com a natureza.

Palavras-chave : Unidades de conservação; Povos tradicionais; Escola; Educação popular; Amazônia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )