SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue55HUMAN-ENVIRONMENT RELATIONSHIP IN NA EXTRACTIVE RESERVE: (SELF)REFLECTIONS FOR ENVIRONMENTAL EDUCATIONLIVING THE ATMOSPHERIC WEATHER: YOUTUBE AS A PEDAGOGICAL TOOL IN GEOGRAPHY TEACHING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

CERUTTI, Elisabete  and  BALDO, Ana Paula. DA AMBIÊNCIA DO ALUNO À PRÁTICA DOCENTE: OLHARES SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.55, e8349.  Epub Feb 03, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8349.

O presente artigo objetiva conhecer o olhar do aluno e do professor em relação à ambiência tecnológica e verificar em que medida essa ação pedagógica auxilia na aprendizagem. O texto resulta de um estudo realizado junto ao Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Câmpus de Frederico Westphalen, cuja metodologia é de natureza qualitativa, descritiva, tendo como instrumento a entrevista semi-estruturada. A partir do estudo teórico e da análise dos argumentos propostos por autores da comunidade científica, estruturamos as reflexões em quatro categorias que abordam o olhar que cada segmento possui acerca das tecnologias e o quanto elas ainda podem ser melhor aproveitadas no ambiente escolar, a conhecer: tecnologia na escola; tecnologia na sala de aula; metodologia de aprendizagem e as tecnologias digitais na escola. O texto versa sobre a relevância de refletir sobre o fazer pedagógico na premissa de que o professor pode valer-se da ambiência que o aluno possui em tecnologia na sua vida social e inseri-la no cotidiano do seu planejamento, propiciando maior interação e práticas pedagógicas mais participativas ao sujeito aluno. Constatamos a necessidade de formação continuada para que professor sinta-se mais preparado para inserir, em sua prática, artefatos tecnológicos, bem como, conhecer as linguagens e como os alunos acessam informações e podem construir conhecimento.

Keywords : Aluno ensino médio; Prática docente; Tecnologias digitais..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )