SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55RELAÇÃO SER HUMANO-MEIO AMBIENTE EM UMA RESERVA EXTRATIVISTA: (AUTO)REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALVIVENDO O TEMPO ATMOSFÉRICO: O YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

CERUTTI, Elisabete  y  BALDO, Ana Paula. DA AMBIÊNCIA DO ALUNO À PRÁTICA DOCENTE: OLHARES SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.55, e8349.  Epub 03-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8349.

O presente artigo objetiva conhecer o olhar do aluno e do professor em relação à ambiência tecnológica e verificar em que medida essa ação pedagógica auxilia na aprendizagem. O texto resulta de um estudo realizado junto ao Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Câmpus de Frederico Westphalen, cuja metodologia é de natureza qualitativa, descritiva, tendo como instrumento a entrevista semi-estruturada. A partir do estudo teórico e da análise dos argumentos propostos por autores da comunidade científica, estruturamos as reflexões em quatro categorias que abordam o olhar que cada segmento possui acerca das tecnologias e o quanto elas ainda podem ser melhor aproveitadas no ambiente escolar, a conhecer: tecnologia na escola; tecnologia na sala de aula; metodologia de aprendizagem e as tecnologias digitais na escola. O texto versa sobre a relevância de refletir sobre o fazer pedagógico na premissa de que o professor pode valer-se da ambiência que o aluno possui em tecnologia na sua vida social e inseri-la no cotidiano do seu planejamento, propiciando maior interação e práticas pedagógicas mais participativas ao sujeito aluno. Constatamos a necessidade de formação continuada para que professor sinta-se mais preparado para inserir, em sua prática, artefatos tecnológicos, bem como, conhecer as linguagens e como os alunos acessam informações e podem construir conhecimento.

Palabras clave : Aluno ensino médio; Prática docente; Tecnologias digitais..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )