SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue55LIVING THE ATMOSPHERIC WEATHER: YOUTUBE AS A PEDAGOGICAL TOOL IN GEOGRAPHY TEACHINGTHE SCHOOL-CENTERED TRAINING: MEDIATION FOR THE ORGANIZATION OF PEDAGOGICAL WORK author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

ROSA, Fábio José Paz da  and  COSTA, Ana Valéria de Figueiredo da. O CINEMA NEGRO ENCONTRA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS: SENSIBILIDADES INTERCULTURAIS, IMPRESSÕES PÓS-COLONIAIS E RECONSTRUÇÕES DECOLONIAIS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.55, e8360.  Epub Feb 03, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8360.

Esta pesquisa tem o intuito de compreender de quais modos as licenciandas de um curso de Pedagogia reconstroem conhecimentos diante de filmes com temáticas afro-brasileiras. Para isso, mediante a mostra da obra “A negação do Brasil” (2001), de Joel Zito Araújo, o estudo possibilitou às estudantes-espectadoras potencializar sensibilidades, impressões e reconstruções respectivamente à Interculturalidade, à Pós-Colonialidade e à Pedagogia Decolonial. A metodologia da pesquisa segue as orientações da perspectiva multi/intercultural que possibilita compreender como se constituem as pluralidades e diversidades com o intuito de contribuir para uma formação questionadora da existência das populações negras. As análises demonstraram que as espectadoras relacionaram questões da produção fílmica de acordo com suas condições enquanto mulheres e professoras responsáveis pela formação de seus filhos e alunos em uma perspectiva de questionamento e reelaboração em vista a uma epistemologia pautada em suas trajetórias e existências.

Keywords : Cinema negro; Formação de professoras; Pedagogia decolonial..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )