SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue55THE BLACK CINEMA FINDS THE FORMATION OF TEACHERS: INTERCULTURAL SENSIBILITIES, POSTCOLONIAL IMPRESSIONS AND DECOLONIAL RECONSTRUCTIONSREFORMS, PRIVATIZATION AND EDUCATIONAL POLICY: CURRENT TRENDS AND RISKS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

CARVALHO, Ademar de Lima  and  MANGIALARDO, Izelda Goreth dos Santos. A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA: MEDIAÇÃO PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.55, e8389.  Epub Feb 03, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8389.

Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre a formação centrada na escola como instrumento para a organização do trabalho pedagógico. Ancora-se em alguns teóricos que contribuíram para elucidar a questão, dentre eles, destacamos: Freire (1991; 1997; 2001; 2011; 2015), Carvalho (2005; 2006; 2010), Veiga (1995), Ferreira (2008), Domingues (2014), Imbernón (2009). O estudo fundamenta-se na perspectiva de uma formação onde há interação, diálogo, reflexão, participação e avaliação entre os atores envolvidos no âmbito escolar para que possam ser criadas alternativas para melhoria da prática educativa. O ato da reflexão da prática impulsiona o professor à busca investigativa como possibilidade de transformação e inovação da prática pedagógica. A formação centrada na escola toma como ponto de partida as situações problemáticas que desafiam a prática do professor no processo em que se organiza o trabalho pedagógico e o levam a assumir-se como sujeito da ação comprometido com sua transformação.

Keywords : Educação; Formação centrada na escola; Professor; Trabalho pedagógico..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )