SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA: MEDIAÇÃO PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICOALFABETIZAÇÃO, PROGRESSÃO E AVALIAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS APRENDIZAGENS DA CRIANÇA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

SILVA, Givanildo da; SILVA, Alex Vieira da  y  SANTOS, Inalda Maria dos. REFORMAS, PRIVATIZAÇÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL: TENDÊNCIAS E RISCOS ATUAIS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.55, e8717.  Epub 03-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8717.

As mudanças decorrentes das reformas de privatização geram conflitos em todas as dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais e educacionais. O ensaio teórico objetiva realizar uma discussão sobre as reformas educacionais no contexto da privatização desenvolvida na política educacional. A metodologia está pautada em uma perspectiva crítico-reflexiva, por meio da abordagem qualitativa e da pesquisa bibliográfica. Como apontamentos, foi possível perceber que a globalização configurou-se em um fenômeno que contribuiu para as mudanças na sociedade, através da concepção política do neoliberalismo com ênfase na privatização; as reformas educacionais desenvolvidas ocasionaram configurações com destaque à avaliação em larga escala, à reestruturação dos profissionais da educação e à defesa da competição entre as escolas, sendo que as tendências atuais estão pautadas na lógica da mercantilização e da ausência do Estado nas políticas sociais, ocasionando riscos para a educação pública.

Palabras clave : Privatização; Reformas educativas; Políticas educacionais..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )