SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55ALFABETIZAÇÃO, PROGRESSÃO E AVALIAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS APRENDIZAGENS DA CRIANÇAPOLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NÃO DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS ESCOLARES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

CAMPOS, Rosânia  e  MADEIRA, Janaína Silveira Soares. A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A NOVA GESTÃO PÚBLICA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.55, e8852.  Epub 03-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8852.

Este trabalho é parte integrante de uma pesquisa que teve como objetivo investigar a relação entre o público e o privado na oferta de vagas na Educação Infantil na maior cidade do Estado de Santa Catarina. Para esse trabalho, optamos por discutir, de modo mais específico, a ampliação da estratégia de conveniamento e a repercussão desta ampliação no contexto das políticas públicas. É uma pesquisa qualitativa, composta por revisão bibliográfica e por um trabalho de campo realizado via questionários junto a todas as instituições conveniadas e entrevistas semiestruturadas com técnicas da Secretaria Municipal de Educação, a partir dos quais os dados foram construídos. As análises indicam que, embora não seja uma estratégia nova, o conveniamento, após a aprovação da Lei 12.796/2013, que determina a obrigatoriedade da matrícula aos quatro anos, foi ampliado, incluindo as instituições privadas com fins lucrativos, indicando uma “nova gestão pública” (DALE, 2014).

Palavras-chave : Políticas para educação infantil; Relação público-privado; Conveniamento na educação infantil..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )