SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NÃO DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS ESCOLARESTECNOLOGIA ASSISTIVA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS: APLICATIVOS BASEADOS NO TEACCH COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COM CRIANÇAS AUTISTAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

RAMOS, Nara Vieira  e  DUTRA, Maria Rita Py. O LEGADO DE PAULO FREIRE À ONDA NEOCONSERVADORA: RESISTÊNCIA NA PRÁXIS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.55, e15775.  Epub 03-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n55.15775.

O objetivo deste estudo é refletir sobre o legado de Paulo Freire e os processos possíveis de resistência e permanência a partir da educação popular, no enfrentamento à onda neoconservadora. Tem-se como questão de pesquisa como o legado de Paulo Freire poderá contribuir no arrefecimento da atual onda neoconservadora que atinge a sociedade brasileira, em especial o campo da educação? Trata-se de uma análise predominantemente teórica que busca dialogar com os campos político, econômico e social, dando ênfase à educação. No referencial teórico dialogamos com Freire (1967,1980, 1983), Bobbio, Matteucci & Pasquino (1998), Mounk (2019), Apple (2004), entre outros. Ao aprofundarmos essa literatura destacamos três dimensões para compreender o atual momento em que vivemos e destacar possíveis caminhos para a resistência a partir da educação: a trajetória de Freire na construção do inédito viável; a onda neoconservadora na contemporaneidade e a práxis necessária para enfrentar os desafios de uma realidade opressora. Apontamos como possíveis caminhos aprofundar estudos e práticas a partir do legado Freireano, reinventando-o em um processo contínuo de ação-reflexão-ação em busca do sonho na construção da resistência.

Palavras-chave : Educação popular; Esperança; Neoconservadorismo; Práxis; Resistência..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )