SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55O LEGADO DE PAULO FREIRE À ONDA NEOCONSERVADORA: RESISTÊNCIA NA PRÁXISA CIÊNCIA EM LUIS ANTÓNIO VERNEY: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

REIS, Marlene Barbosa de Freitas; SOUZA, Carla Salomé Margarida de  e  SANTOS, Lilian Cristina dos. TECNOLOGIA ASSISTIVA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS: APLICATIVOS BASEADOS NO TEACCH COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COM CRIANÇAS AUTISTAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.55, e10652.  Epub 03-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n55.10652.

Progressivamente emerge a necessidade de redimensionar práticas pedagógicas que, para além do respeito às diferenças, ofereça acessibilidade de aprendizagem a todos os discentes. Uma escola com metodologias conservadoras, dificilmente conseguirá bons resultados diante da educação inclusiva, colocando os discentes com deficiências em condições de exclusão, dentro da própria escola. Percebe-se que no redimensionamento dessas práticas, a Tecnologia Assistiva (TA) assume papel primordial, pois visa a superação de barreiras para a aprendizagem e independência na vida social de indivíduos com deficiências ou outras condições que geram necessidades especiais. Isso fomentou a inquietação que deu origem a este estudo: de que forma a Tecnologia Assistiva associada à Tecnologia Móvel em smartphones e tablets pode contribuir com a aprendizagem, mais especificamente com a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola regular? Para responder a essa inquietação, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico em autores como: bell hooks (2013), Reis et. al. (2017), Ferreira (2016), Cunha (2017), Furtado (2012), Fonseca e Ciola (2016), Mello (2007), Berch (2007), entre outros. Este artigo apresenta um dos principais métodos educacionais utilizado na educação de crianças autistas, o TEACCH, e faz um levantamento dos usos desse método em dispositivos móveis. Os resultados apontam para a contribuição de dois aplicativos (Lina Educa e ABC Autismo) que podem ser utilizados como ferramentas pedagógicas no processo de aprendizagem de crianças com TEA, auxiliando a inclusão dessas crianças, principalmente no tocante ao processo de alfabetização.

Palavras-chave : Aplicativos; Aprendizagem; TEA; TEACCH; Tecnologia Assistiva..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )