SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue55LEARNING ASSESSMENT PRACTICES IN CONCEPTION OF THE STUDENTS OF THE ADMINISTRATION COURSE AT THE STATE UNIVERSITY OF PARANÁ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

GARCIA, Joe  and  GARCIA, Nicolas Fish. IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NAS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.55, e18870.  Epub Feb 03, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n55.18870.

Este artigo apresenta um estudo sobre o impacto da pandemia de COVID-19, ocorrida no primeiro semestre de 2020, sobre a avaliação da aprendizagem de estudantes de graduação. Questionamos um conjunto de professores, de diferentes universidades brasileiras, sobre mudanças nas suas práticas de avaliação, introduzidas no contexto do ensino remoto e das adaptações pedagógicas necessárias frente à pandemia. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada por meio de entrevistas realizadas on-line. Os dados obtidos foram submetidos a uma abordagem de análise de conteúdo e interpretação teórica. A pesquisa identificou mudanças nas estratégias didáticas, nos critérios avaliativos e nos significados das práticas de avaliação.

Keywords : Educação superior; Avaliação; Aprendizagem; Pandemia; COVID-19..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )