SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

GARCIA, Joe  y  GARCIA, Nicolas Fish. IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NAS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.55, e18870.  Epub 03-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n55.18870.

Este artigo apresenta um estudo sobre o impacto da pandemia de COVID-19, ocorrida no primeiro semestre de 2020, sobre a avaliação da aprendizagem de estudantes de graduação. Questionamos um conjunto de professores, de diferentes universidades brasileiras, sobre mudanças nas suas práticas de avaliação, introduzidas no contexto do ensino remoto e das adaptações pedagógicas necessárias frente à pandemia. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada por meio de entrevistas realizadas on-line. Os dados obtidos foram submetidos a uma abordagem de análise de conteúdo e interpretação teórica. A pesquisa identificou mudanças nas estratégias didáticas, nos critérios avaliativos e nos significados das práticas de avaliação.

Palabras clave : Educação superior; Avaliação; Aprendizagem; Pandemia; COVID-19..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )