SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NAS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃOAVALIAÇÃO EM CURSOS SUPERIORES DE ARTES: A ÊNFASE NO PROCESSO E A EDUCAÇÃO PELO SENSÍVEL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

MELLO, Cleverson Molinari  e  COSTA NETO, Pedro Leão da. AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.55, e18871.  Epub 03-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n55.18871.

A avaliação precisa ser objeto constante de análise para se saber se de fato ela está contribuindo no processo de ensino-aprendizagem e verificar se as práticas são condizentes com um processo avaliativo formativo. Some-se a complexidade do tema ainda mais por serem incipientes as contribuições no nível do ensino superior em comparação a educação básica. Para colaborar com o debate, o presente estudo foi realizado no Curso de Administração da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranaguá, constituindo-se em duas etapas. A primeira através da análise do projeto político-pedagógico e dos planos de ensino do curso. A segunda através de uma pesquisa com os alunos dos últimos anos. O objetivo da investigação foi analisar se o processo de avaliação da aprendizagem nesse curso está cumprindo o seu papel pedagógico ou somente serve como um instrumento tradicional. Desta forma, elaboramos a seguinte questão: Qual a relação existente entre o que é proposto no PPC (UNESPAR, 2020), nos planos de ensino e a percepção dos alunos com relação as práticas avaliativas? A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). As conclusões indicam que o PPC (UNESPAR, 2020) está um pouco distante da ideia de avaliação formativa. Por sua vez, os planos de ensino seguem na mesma direção do PPC (UNESPAR, 2020), sendo confirmado pelos próprios alunos na pesquisa.

Palavras-chave : Educação superior; Aprendizagem; Avaliação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )